quarta-feira, 2 de março de 2011

Berlim: primeiro dia

Logo no primeiro dia na cidade, fui conhecer um campo de concentração chamado Sachsenhusen. O campo foi utilizado de 1936 até 1950, primeiramente sob domínio nazista e depois como campo especial soviético.
A primeira coisa que pensei ao entrar no Campo foi "que legal, estou conhecendo", mas logo que se começa caminhar por lá, a palavra legal deixa de ser adequada, e acho que impressionante descreve melhor a situação. Ao ver aquele lugar, a sensação que tive foi muito ruim, e em cada "instalação" que passava, como os dormitórios, torres de segurança, prisão, trincheira da execução, só conseguia imaginar as milhares de pessoas que estiveram lá e morreram. Com frio que fazia no dia da minha visita, em torno de -5 graus, imaginava como aquela gente morria de frio e de outras maneiras, como doenças, executados, servindo de cobaias para experimentos médicos.

Muro de proteção

Dormitório

Banheiro - os moradores só podiam ir ao banheiro duas vezes ao dia

Obelisco inaugurado em 1961 é o símbolo da GDR ( República Democrática Alemã)

Execution Trench

Entrada da Campo

Visitar Sachsenhusen foi experiência única, que indico para todos que vão à Berlim. Foi forte, pesada e angustiantes, mas provocou muita reflexão sobre o sofrimento das pessoas que passaram por lá. Segundo o folheto, mais de 200 mil entre 1936 e 1945 – pelo regime nazista; Cerca de 60 mil, pelo soviéticos e mais de 12 mil pessoas morreram de má nutrição e doenças, sem contar os milhares que foram executados.


Eu realmente saí de lá me sentindo diferente.

Um comentário: