sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano novo, vida nova!


Em 2011 resolvi levar a sério o ditado, e realmente estou partindo para uma vida nova. Novo país, nova casa, nova família e novos desafios. Sair da zona de conforto e ir em busca de algo diferente, não é uma decisão fácil, ainda mais no meu caso, que sou formada e segundo as imposições do mundo moderno, eu deveria ingressar de uma vez no mercado de trabalho e viver o resto da minha vida trabalhando. Por sorte eu tenho o apoio da minha família, uma pressão a menos.

Acho que não há experiência profissional que vai me ensinar tudo que eu vou viver no próximo ano. Vou me esforçar para aprender holandês e, se eu conseguir, não há idioma nesse mundo que eu não aprenda. Vou exercitar a paciência, a tolerância, o saber ouvir, e vou conviver com crianças, que são os seres mais especiais e eterna fonte de aprendizado para muitos adultos. Vou conhecer diversos países, cada um com sua história e cultura peculiar.

Lembro quando eu tinha uns 14, 15 anos, eu já pensava que não era isso que eu queria pra minha vida: Estudar, me formar, trabalhar, trabalhar e viver na rotina. Eu queria mais, eu ainda quero. Já tive a oportunidade de viajar algumas vezes, e a mudança que isto representou em mim é imensurável. Isto que eu era mais nova, e muitas vezes não tive maturidade para viver mais intensamente o melhor de cada experiência.

Muitas pessoas me perguntam se eu não tenho medo de ir sozinha, medo de dar errado? Não tenho, pelo simples motivo: dar certo ou errado, tudo vai depender de mim, e da maneira como eu vou encarar cada nova situação. Cada escolha que fazemos, corremos riscos juntos. Eu namoro há sete anos, e também me perguntam: Mas, e teu namorado? Tenho a sorte de ter um namorado que apóia minhas escolhas, porque sabe que elas vão me fazer crescer. Na saudade, se dá um jeito, mas manter um namoro à distância, depende muito mais da maneira como é o relacionamento do casal, do que da distância física em si.
Em 2011, eu desejo para mim e todos: novos riscos, desafios! Que todos tenham coragem para mudar aquilo que não estão satisfeitos, de correr atrás de seus objetivos e sonhos! Uma vida nova, e melhor!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Antes de partir

Já está definida minha data de embarque: 14 de janeiro! A família já me enviou o e-ticket, e dia 14/01, às 18h10, estou saindo de Floripa para Guarulhos, para mais tarde seguir rumo a Amsterdã.

Já avisei no trabalho que meu último dia vai ser dia 07/01, assim tenho uma semana para terminar de organizar tudo antes de partir, e quem sabe pegar uma praia, pois quando eu chegar na Holanda....só o frio  me aguarda!!

Com praticamente um mês faltando para a viagem, já comecei a organizar uma listinha das coisas que preciso comprar/fazer antes de viajar. Uma delas é organizar meu armário e doar minhas roupas, pois pensei bem e, se vou passar um ano sem usar algumas coisas, é porque realmente não preciso delas. Outra providência é dar um jeito no meu cabelo, pois já andei pesquisando e cabeleireiro é bem caro na Holanda, e como faço luzes, não vai dar pra ficar com metade do cabelo loiro e a raíz marrom...heheh.

Ontem sorteamos o amigo secreto da minha família, e como sugestão de presente  pedi coisas de inverno, como gorro, luvas, cachecol etc.

Uma outra preocupação minha, além do frio, é o idioma. Eu realmente quero aprender holandês, mas o linguinha difícil...A pronúncia é realmente complicada pra mim!Dei uma olhada em um site que um conhecido que morou na Holanda me passou, bem interessante eu achei.  Tem desde o básico até o mais avançado. http://www.taalthuis.com/

Também peguei emprestado um dicionário português/holandês - holandês/português de um outro conhecido que fez high school na terra das tulipas, e tenho certeza que vou utilizar bastante. Vantagens de trabalhar em uma agência de intercâmbios!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Chegou meu passaporte!!

Neste sábado chegou um sedex para mim, e adivinha o que era??? Meu passaporte com meu visto!! Que coisa boa! Junto também veio minha certidão de nascimento traduzida para o holandês e legalizada, já que eu tinha mandado fazer tudo em Curitiba!


Agora já está tudo certo para eu viajar, só falta fazer as malas!! E milhares de outras coisas........

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Data de embarque

Ontem recebi um e-mail da minha host com uma opção de data de embarque: 14 de janeiro, às 18h10. Um voo ótimo , com conexão em Guarulhos às 21h15, indo direto pra Amsterdã, e pela KLM! Fiquei bem contente com essa opção, já falei pra ela que por mim está tudo certo.

Agora estou esperando eles me mandarem a confirmação, e Holanda....aí vou eu!!

Minha maior preocupação neste momento é frio que está fazendo lá, isso que ainda nem começou o inverno. Quero muito ver a neve, mas o frio que vem junto com ela me assusta! Já vi várias fotos em blogs, e todas as meninas estão comentando que está muito frio!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visto concedido!

Ontem fui para Curitiba terminar o processo de visto, agora é só aguardar a chegada do passaporte!

A vigem foi tranquila, peguei o ônibus em Floripa às 7 da manhã e às 11 já estava lá. Enrolei um tempinho no shopping, pois o consulado só abre às 14h. Chegando lá apresentei a carta da família, o seguro de saúde e os papéis do IND. Preenchi o formulário na hora, bem simples.  A única coisa chatinha é que tive que sair para fazer as fotos, em um tamanho específico, e estava a maior chuva!!

Deixei minha certidão de nascimento para legalizar e traduzir lá, porque aqui em Floripa não tem tradutor juramentado de holandês, então quando forem me mandar o passaporte pelo correio vão mandar a certidão junto!


Já mandei e-mail para a família avisando que está tudo certo, agora é só comprar a passagem!!

domingo, 21 de novembro de 2010

Guia Holanda

Uma das partes mais legais de uma viagem é o planejamento dela. Quando eu e o Dudu fizemos um mochilão pela Europa em 2009, ficava horas lendo, procurando voos, albergues, as atrações dos lugares etc. Mas sobre Holanda eu não pesquisei muito, porque não estava no plano inicial ir para lá. Quando visitamos eu amei, Amsterdã é linda, fizemos passeios maravilhosos, mas nada muito planejado.  Passamos quatro dias,  e no último fomos até duas cidadezinhas próximas, Edan e Voledam, muito lindas!  Parecia cenário de filme. Várias casas ao redor de canais, uma mais linda que a outra, vimos um vozinho passando em um barquinho com duas netinhas, coisa mais fofa!

Edan, julho 2009


Desde que decidi ir morar  na Holanda, comecei a ler muito sobre o país, a cultura, muitos blogs de viagens, blogs das au pairs na Holanda, revistas etc. Ontem minha amiga Lú me deu um presente que amei: um Guia da Holanda da Folha, que é ótimo!! Quase 500 páginas falando do país todo, história, cultura, um ótimo resumo sobre cada região, além de milhares de fotos e mapas! Mal cheguei em casa e já comecei a devorar o livro, isso que era quase 3 da manhã....

A capa mostra esse parque de Tulipas, o famoso em Keukenhof. Lindo demais, vou conhecer com certeza! Eu até tentei ir lá ano passado, mas chegamos na época errada...heheh


Brigada, amiga, amei o presente!!

Visto!

Amanhã estou indo para Curitiba tirar meu visto! Chegaram todos os documentos da Holanda: seguro médico, carta da família e a tal carta do IND, Departamento de Imigração Holandês. Na semana que passou providenciei minha certidão de solteira ( Brigada Mô e dudu, minhas testemunhas no cartório) e uma certidão de nascimento recente.


Agora já está tudo certo pro visto! Segunda às 7 da manhã pego o  ônibus, devo chegar lá pelas 11 horas, e as 14h vou no Consulado. Às 17h pego o ônibus de volta para Floripa!

Agora estou numa fase de frio na barriga, porque as coisas realmente estão acontecendo! Fim de ano sempre passa rápido, e falta menos de dois meses pra eu viajar!! Me desejem sorte!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Visto encaminhado!


Recebi uma ótima notícia da agência: meu visto já foi enviado para a embaixada da Holanda, a família já pagou todos os custos e meu seguro de saúde!!! Agora tenho que aguardar estes documentos chegarem no Brasil para continuar os trâmites . 

O visto de au pair para Holanda funciona em duas etapas: na primeira, a família dá entrada por lá, pagando os custos e, depois disso, a au pair começa o processo por aqui.  Enquanto aguardo, preciso providenciar alguns documentos, como uma certidão de nascimento atualizada e legalizada, declaração em cartório que sou solteira e não tenho filhos, entre outros.

Se tudo der certo, acredito que pelo dia 15 de janeiro estou embarcando!!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

B-Day!!


Hoje é meu aniversário! 25 anos....OMG!! Como passa rápido, parece que era ontem que eu fazia 18 anos! 

Recebi um e-mail da host family me parabenizando, foi um dos primeiros!! Fiquei bem feliz! Acho bem importante que estamos construindo uma relação legal, afinal, no ano que vem meu aniversário vai ser lá!

Agora vou continuar a trabalhar que essa vida de adulta não é fácil....

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Falando com as kids!


Ontem falei com as crianças pelo Skype! Infelizmente a conexão estava ruim, e não consegui vê-los. Mas eles estavam me vendo, isso eu considero mais importante, porque assim eles já vão se acostumando comigo, e não serei uma completa estranha quando chegar lá. A atual au pair deles, que também é brasileira estava junto. O mais engraçado foi quando eu perguntei do que eles gostavam de brincar, e o menino foi correndo buscar um jogo de cartas para me mostrar....mas eu não estava vendo! O menino também ficou me chamando de alguma coisa em holandês, que a au pair me disse ser algo como "cara de cocô".......Mereço!

Eles também ficavam me chamando de “Gabriellha”. Já tô vendo que essa turminha não vai ser fácil!! hehehe

Processo e família


Depois de entregar meu application, apareceu uma família! Tive muita sorte de em apenas um mês já ter conseguido família. Conversamos por telefone, trocamos e-mail, falamos no Skype e fizemos o match!
Eles são de Heemstede, uma cidadezinha que fica a 30 minutos de trem de Amsterdã.  É composta pelo pai, mãe e dois filhos - uma menina de 6 anos e um menino de 4.

Me identifiquei  com eles no primeiro contato. O mais legal é que eles moraram no Brasil, e as crianças nasceram aqui. Por isso eles gostam de ter au pair brasileira, assim as crianças não perdem o português.
Também gostei que eles foram bem francos comigo, perguntando se eu estava preparada para o frio, para comer pão no almoço, pedalar na chuva. Porque muitas vezes ficamos empolgados com a viagem e esquecemos que nem tudo são flores.....